Gonçalves

CONHEÇA GONÇALVES

A 190 Km de São Paulo, no topo da serra da Mantiqueira, Gonçalves possui uma exuberante paisagem natural, com florestas de  araucárias, belíssimas cachoeiras, penhascos que chegam a 2.200m de altitude e inúmeros cursos d’água. Tudo isso faz de nossa região o lugar ideal para a prática de turismo rural, esportes radicais, caminhadas, ou simplesmente um delicioso banho de cachoeira.

Desejamos que você tenha momentos de lazer e muito descanso. Venha nos conhecer! Desde já agradecemos a sua visita.

GONÇALVES é… contato com a natureza, ar puro, passeios a cavalo, vistas exuberantes, cachoeiras, caminhadas, pesca de truta, restaurantes com fogão a lenha, trilhas off road, artesanato, agricultura orgânica, ciclismo, esportes radicais e muita aventura.

CLIMA

O clima é subtropical de altitude com precipitação de 1480 mm concentrada no verão. A temperatura varia entre a mínima de -7º C e máxima de 30º C. No inverno as baixas temperaturas atraem muitos turistas oriundos principalmente de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e do Sul de Minas
Possui um conjunto paisagístico singular, com montanhas rochosas, relevo tipicamente acidentado, florestas remanescentes da mata atlântica, picos de até 2100 m de altitude, cachoeiras com águas cristalinas, rica fauna e flora silvestre exuberante, recebendo o cognome carinhosos de “A Pérola da Mantiqueira”.
O município está reconhecido pela EMBRATUR de alto potencial turístico desde 03/07/95.

Pertence a APA Fernão Dias, área de proteção ambiental criada através do Decreto Estadual nº 38.925 de 17/06/97.

PONTOS TURÍSTICOS MAIS VISITADOS

Pedra de São Domingos

Pico a 2050 metros de altitude, com visão 360º sem obstáculos. Acesso por trilha pelo bairro do Cantagalo ou de carro até o topo pelo bairro Campo dos Raposos, após 1 km dos Costas entra-se a esquerda subindo a serra por estrada estreita e sinuosa até o sopé da pedra. A visão é espetacular, abrangendo grande parte da Mantiqueira, algumas cidades do sul de Minas além de Campos do Jordão e Monte Verde.(é o segundo ponto mais alto). Está a 15km de Gonçalves.

Pedrdo Forno

A Chafrada está localizada a 12 km de Gonçalves, siga pela estrada de terra em direção ao bairro de São Sebastião e Terra Fria, sigas as indicações do Restaurante Zé do Ovideo, no local encontramos um simpático restaurante onde podemos degustar uma boa comida mineira. O Restaurante é o ponto de partida da trilha que leva ao cume da Pedra do Forno.

Pedra Chanfrada

Grande formação rochosa a 1970 metros de altitude. Acesso por trilha a partir do bairro da Terra Fria.
A trilha é no meio da mata e o percurso pode levar no mínimo 1 hora de caminhada. Ao chegar no sopé da pedra existe uma escada de ferro preso a rocha e no topo da pedra do forno existe uma capelinha. A vista também é incrível e pode-se avistar a Pedra do Baú (São Bento do Sapucaí), Campos do Jordão, Monte Verde, Pedra de São Domingos. Está a 12 km de Gonçalves. Você pode utilizar o seu telefone celular de lá de cima

CACHOEIRAS

Cachoeira do Simão

3 km de Gonçalves, acesso pela estrada que liga Gonçalves ao bairro de São Sebastião das Três Orelhas, entra-se à esquerda na bifurcação para os Venâncios, descendo mais 500 metros. É uma bela queda do ribeirão campestre com cerca de 7 metros de altura dividido em dois segmentos. Deságua em uma larga piscina que a direita recebe as águas de outro córrego. Em seguida, as águas esculpem um estreito “canion” de paredes verticais, passando por uma ponte e seguindo mais largo e manso sob um sombreado túnel formado por grandes árvores da mata ciliar.

Cachoeira do Retiro

apenas 2 km de Gonçalves pela estrada que vai para o bairro de São Sebastião das Três Orelhas. Conjunto de várias quedas e piscinas naturais. O carro deve ser deixado na estrada e o acesso é por trilha.

Cachoeira do cruzeiro

3 km de Gonçalves, estrada que liga Gonçalves ao distrito dos Costas por 1,5 km até a bifurcação para o sertão do Cantagalo. Nesse ponto, segue-se à esquerda, em direção ao Cantagalo por mais 700 metros.